Revista Digital Emilia Leitura e livros para crianças e jovens
Crítica Entrevistas Leitores Leituras Livros Mercado
PALAVRAS-CHAVE
Literatura juvenil  Teoria  Gêneros  Feiras  Blogs  Critérios de seleção  Inglaterra  Feira de Bolonha  Políticas de leitura  Formação crítica  Flávio Carneiro  Leitura  Livros para crianças e jovens  Cultura  TOC-Bolonha  Teoria literária  Mediacão  Livros primeira infância  Infância  Experiências leitoras  Lygia Bojunga  Autores  Crítica  Temas polêmicos  Ilustrador & Autor 
Emília | setembro 2011
Quem somos?
Leitura e livros para crianças e jovens

>> Para ler também nossos editoriais, vá em Palavra dos editores

No ar desde setembro de 2011, a EMÍLIA é uma revista digital independente criada por amigos ligados área editorial e comprometidos com leitura e livros para crianças e jovens. Para democratizar a prática da leitura e oferecer um meio de discussão e reflexão sobre essas questões, estes profissionais uniram seus conhecimentos e suas experiências para criar EMÍLIA.

A Revista EMÍLIA dialoga com todos que se interessam pela formação de leitores e que são mediadores de leitura: pais, professores, educadores, bibliotecários, promotores de leitura e especialistas. EMÍLIA também dialoga com quem torna possível a criação, produção e divulgação dos livros para crianças e jovens: autores, ilustradores, editores, livreiros, jornalistas, críticos e estudiosos.

EMÍLIA ocupa um espaço fundamental para o amadurecimento da reflexão, discussão e debate em torno da leitura e dos livros para crianças e jovens. Ler é uma atividade primordial, antídoto da exclusão e meio de inserção social. Porém, são inúmeros os desafios e as questões para quem se dedica à promoção da leitura e à formação de leitores no Brasil.

Embora existam diversos projetos e ações nessa área, a Emília é um veículo que congrega de forma crítica experiências e reflexões. E estabelece um diálogo com a produção internacional, possibilitando que todo esse conjunto de iniciativas se torne um instrumento fértil de orientação da prática social voltada para a promoção da leitura.


Proposta

EMÍLIA promove a integração de diferentes experiências, estudos e pesquisas de caráter multidisciplinar em torno da leitura e dos livros para crianças e jovens. É ponto de encontro de especialistas de diversas nacionalidades e áreas de atuação para:

• promover a reflexão sobre a formação de leitores e o fomento à leitura;
• analisar as inúmeras iniciativas de promoção da leitura;
• difundir teorias e práticas em torno da infância, do jovem e da literatura para eles produzida;
• criar um palco aberto de debate, reflexão, divulgação e troca de informações e experiências.


Projeto EMÍLIA

O projeto EMÍLIA não fica apenas uma revista. Prevê a organização de eventos como seminários, encontros e/ou jornadas. Também prevêpublicações sistemáticas sobre assuntos ligados a esse universo.


Quem somos

CONSELHO EDITORIAL

Aluizio Leite, editor da revista EMÍLIA, é jornalista formado pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP) e editor.

Dolores Prades, publisher da EMÍLIA, é consultora editorial. Doutora em história econômica pela USP, é especialista em literatura infantil e juvenil pela Universidade Autônoma de Barcelona. É também uma das idealizadoras dos seminários Conversas ao Pé da Página. Sua coluna quinzenal no Publishnews, "Pequenos grandes leitores", também está na Emília. E coordenadora no Brasil da Cátedra Latinoameriacana y Caribeña de Lectura y Escritura.

Mayumi Okuyama, editora de arte da revista EMÍLIA, é arquiteta e artista gráfica formada pela USP e editora de arte.

Rodrigo Villela, editor da Revista EMÍLIA, é formado em letras pela USP e atua como prestador de serviços na área editorial.


EQUIPE EDITORIAL

Cristiane Tavares é  mestre em literatura e crítica literária pela PUC-SP. Publicou Quintais, ilustrado por Ana Terra (Salesiana, 2007). Trabalha com formação de professores e como leitora crítica de materiais didáticos.

Christiane Angelotti é escritora e há mais de dez anos trabalha e pesquisa conteúdos educativos para sites e portais. Pós-graduada em distúrbios da comunicação, atualmente se dedica integralmente à literatura e  ao jornalismo cultural.

Thais Albieri é formada em letras pela Unicamp, onde também fez mestrado e doutorado em literatura brasileira. Atualmente, trabalha como editora-assistente de livros didáticos.

Thais Caramico é especializada em jornalismo para crianças. É jornalista freelancer e é editora do coletivo Garatujas Fantásticas, um blog sobre livros, animação, cultura, jogos e comportamento, dedicado ao público infantil.


CONSELHO CONSULTIVO

Ana Maria Machado  *  Antonio Ventura (Espanha)  *  Beatriz Helena Robledo (Colombia)  *  Cecília Bajour (Argentina)  *  Daniel Goldin (México)  *  Elizabeth D’Angelo Serra  *  Emilia Gallego Alfonso (Cuba)  *  Inês Bogéa  *  Javier Zabala * João Ceccantini  * Joelle Turin (França) * Marcos Bagno  *  Maria Beatriz Medina (Venezuela)  *  Maria Teresa Andruetto (Argentina)  *  Marisa Lajolo  *  Maria Osório (Colômbia) * Marie-Claire Bruley (França) * Michèle Petit (França)  *  Nilma Lacerda   *  Patrícia Aldana (Canadá)  *  Silvia Castrillon (Colômbia)  *  Tânia Rösing  *  Teresa Colomer (Espanha)  *  Yolanda Reyes (Colômbia)


COLABORADORES

Adilson Miguel  * Ana Dourado   *  Ana Garralón (Espanha)   * Anna Castagnoli (Espanha)  * Camila Castro Castilho  *  Claudia Souza (Itália)  * Daniel Kondo   *  Daniel Munduruku  * Edith Derdyk  *  Eliana Passarán  * Elisa Duque  * Fabíola Farias  * Fernando Vilela   *  Flavia Lins e Silva  *  Gabriela Romeu  *  Isabel Calderón Reyes (Colombia)  *  Isabel Coelho * Javier Sobrino Luciana Savaget  *  Maíra Lacerda  *  Márcia Wada  *  Marina Kahn  *  Odilon Moraes  *  Patrícia Pereira Leite  * Paolo Canton (Itália) * Sandra Medrano * Sílvia Oberg * Stela Barbieri *


> Para falar com a Emília, escreva para contato@revistaemilia.com.br

> Para a>> Para receber o boletim da Emília, clique aqui.

Compartilhe no Twitter
Comentários (15)
Ângelo
Estou muito feliz com a criação dessa Revista. Realmente,um grande acontecimenhto a movimentar as discussões ligadas ao tema que tanto nos encanta e apaixona. Parabéns! Ângelo Reis
Ana Cristina Vasconcelos de Macedo
Tive conhecimento hoje, em Santiago de Compostela, da existência desta revista electrónica e não posso deixar de felicitar toda a equipa e, em especial, o João Ceccantini. Vou navegar com curiosidade e atenção por estas páginas. Abraço.
Isis Valeria Gomes.
Emila é tão criativa como aquela que lhe inspirou o nome. Parabéns Dolores. Linda demais, oportuna demais. Inovadora demais... Era tudo que faltava no universo da literarua infantil e juvenil. Sucesso. Isis Valéria Gomes. Presidente do Conselho Diretor da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil - FNLIJ.
Maria da Graça Cassano
Sou pesquisadora (projeto Observatório da Educação/Inep/CAPES) e fiquei encantada com a revista. Serei leitora assídua e a divulgarei junto a minha equipe de trabalho, também voltada para a leitura e o letramento.
Caio Batista da Silva
Sou aluno do curso de Bibliotecomia da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e trabalho em uma biblioteca escolar de São Bernardo do Campo, em minhas práticas diárias quer como aluno quer como profissional vejo-me confrontado com questionamentos aos quais sou obrigado a buscar respostas, esta publicação, felizmente, constitui mais um meio excelente para suprir dúvidas e aumentar conhecimntos. Espero que o projeto prospere e perdure por muito tempo!!!!
Viviane Kulczynski
Vida longa ao projeto! Parabéns.
vera schettino
Adorei saber da existência da EMILIA! Incluam-me como leitora! Vera
Mónica Rubalcaba
Hermosa revista, interesante, completa, con artículos de relavancia! Bienvenida! Quisiera saber, sin embargo, a qué se debe el nombre de la revista "Emilia". Imagino que alude a algún texto de literatura infantil, pero escapa a mi conocimiento. Gracias!
Revista Emília
Mônica, dê uma olhada na nossa primeira carta aos leitores. Lá está tudo explicado. http://www.revistaemilia.com.br/mostra.php?id=35 Que bom que você gostou. Abraços, Equipe Emília
Patrícia Anette
Gostei muito de conhecer essa revista! Em um dia de leitura, me deparei com muitas indicações proveitosas daqui. Parabéns pelo projeto.
Revista Emília
Olá, Patrícia, bem-vinda!
ADRIANA MORA SARAVIA
Querida Dolores!! Demoré mucho en recorrer Emilia y ahora que lo he hecho...os felicito a Tí y a Todos los que trabajan en ella. ES EXCELENTE!! Hacía mucha falta un proyecto como el de EMILIA. Gracias en nombre de IBBY-Uruguay y de todos los que sentimos pasión por la LIJ. Un abrazo grande desde Montevideo...que siempre te espera! Adriana y Susy
marcia plaza
Parabéns pela revista. Excelente iniciativa. Descobri a revista através da Nova Escola.
Revista Emília
Cara Marcia, bem-vinda!
Maria Lima
Conheci hoje a revista Emília e já me apaixonei, adoro ler e conhecer novos projetos sobre o assunto,estava pesquisando sobre a Yolanda Reyes e descobri vcs, muitos beijos. Maria.
Revista Emilia - Todos os direitos reservados